Existe um maior reconhecimento global da necessidade da eficiência técnica e econômica na exploração dos recursos. Os sistemas para a recuperação e utilização dos resíduos estão adquirindo um lugar destacado na comunidade mundial. Atualmente, emerge uma nova consciência ambiental, que chama a atenção dos responsáveis políticos e do público em geral.

Os aspectos ambientais e a necessidade de energias renováveis fizeram com que o Biogás seja de grande interesse, tanto em países desenvolvidos, quanto em desenvolvimento, expandindo a pesquisa e a aplicação nestas direções. Esta tecnologia oferece possibilidades e soluções interessantes para problemas mundiais e industriais com segurança e controle da contaminação ambiental.

Dentre as diversas técnicas de tratamento que permitem reduzir a carga orgânica contaminante dos resíduos, um dos processos mais utilizado atualmente é o tratamento por digestão anaeróbica ou biometanização. Este é um processo biológico mediante o qual a matéria orgânica, na ausência de oxigênio e por meio de um grupo de bactérias específicas (anaeróbicas), degrada-se em uma série de produtos gasosos, conhecidos como biogás, e um subproduto conhecido como digestão ou digerido (biol). Este tratamento é especialmente interessante já que, além de reduzir a contaminação, possibilita a produção de biogás, gás com um importante valor energético por estar constituído principalmente por metano (55-65%).

O BIOGÁS

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now